terça-feira, 20 de julho de 2010

Meio ambiente! Golfo do mexico





Na tarde da última quinta-feira (15/7), a British Petroleum (BP), empresa responsável pela plataforma que explodiu no Golfo do México no dia 20 de abril, anunciou que o petróleo parou de vazar no fundo do Atlântico Norte.



A BP obteve sucesso na contenção depois de selar o poço por meio de um obturador instalado sobre o sistema de prevenção de explosões.

Kent Wells, vice-presidente da BP, disse em entrevista coletiva que a pressão dentro do poço aumenta progressivamente de acordo com o esperado, embora tenha detalhado que são necessárias outras análises adicionais.

A pressão alta é uma boa notícia. Pode ser um indício de que o poço está em bom estado. Wells assinalou que uma das principais preocupações é a possível presença de fugas no encanamento para o mar, embora tenha mencionado que as leituras de pressão obtidas depois do fechamento das válvulas são positivas.

Os testes realizados podem ser prolongados pelo período de 48 horas. Um prazo que começou às 16:25 horas (de Brasília) da quinta-feira, quando o petróleo deixou de fluir.

Uma vez concluídos os testes de pressão, a BP e o Governo teriam a opção de deixar o poço fechado à espera da conclusão da construção de um alternativo. Apontado como solução definitiva para o desastre ecológico no Golfo.

"É uma boa notícia, já que conseguimos deter o fluxo", diz o presidente dos EUA, Barack Obama, durante breves declarações no jardim da Casa Branca. "Ao colocar esta tampa, o petróleo não pode estar saindo por outro lado, o que poderia ser ainda mais catastrófico", chama atenção o presidente norte-americano.

Mesmo assim, Obama aconselha cautela porque o problema não está totalmente resolvido até que não se materialize "a solução definitiva", ou seja, o poço alternativo. "Avançamos nesta direção, mas não quero que nos precipitemos", alerta o governante da Casa Branca.

Obama lembrou hoje que embora a última tentativa da BP tenha alcançado êxito ainda restam pela frente todas as atividades de limpeza, um trabalho que descreveu como "urgente" e que poderá se prolongar durante anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário